segunda-feira, 1 de junho de 2009





A FANFARRA E A LIDERANÇA

Neste final de semana, eu assisti a um concurso de fanfarra.
Parei para refletir; neste momento cheio de crises, ódio, disputas e guerras, ainda existem fanfarras. Onde encontramos verdadeiros lideres, na figura do professor de música ou do maestro com a batuta e seu terno na cor cinza “casca de alho”, em busca de um ideal e que se preocupa com um mundo melhor e ainda ama aquilo que faz, sem obter grandes vantagens financeiras.
E para atuar como líder, o maestro em seu terno “casca de alho” faz os jovens sentirem-se importantes, necessários e orgulhosos na busca do sucesso. Possuidores de uma energia em função da importância do trabalho em execução.
Senti na harmonia e no ritmo da música, que o aprendizado e o desenvolvimento das competências individuais foram valorizados e vividos em todos os momentos, onde a emoção e o nervosismo, transformaram-se na sinergia que leva ao cumprimento dos objetivos e ao sucesso.
Ao conversar com os jovens da fanfarra, percebi que, eles são parte de uma comunidade, de um time que estimula, desafia, fascina e diverte, dentro de um clima de extrema fraternidade. Pois prazer e objetivo se confundem, tendo a equipe motivação como um meio para atingir o objetivo e o objetivo a própria motivação.
Diante disso, pense sobre sua equipe, considerando:
- As pessoas sentem-se importantes?
- As pessoas estão aprendendo, crescendo como profissionais e como seres humanos?
- As pessoas se sentem parte de uma comunidade / time?
- O trabalho é estimulante para as pessoas?

Se isto não acontece, ainda bem que existem as fanfarras.


Um forte abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário