domingo, 17 de maio de 2009

Assertividade e auto-conhecimento





De nada adianta o Administrador da Empresa ter um embasamento teórico dos mais completos, se na área comportamental lhe faltar a Assertividade e o Auto Conhecimento.


Estes fatores são essenciais para todos os lideres.

O artigo de Luísa Gubitosi de Medeiros que transcrevo a seguir, nos dá uma noção bem clara do que venha ser Assertividade e Auto-conhecimento.

Vale a pena a sua leitura e uma reflexão se você tem esses requisitos, caso contrário ainda esta em tempo de corrigir seu comportamento e mudar suas atitudes.


Você encontrará ajuda para isso, fazendo uma terapia com um bom profissional da área de Comportamento Humano.

Esse profissional poderá ser um Psicólogo(a) ou um Médico(a) Psiquiatra que atue neste campo.


Não tenha receio, em buscar essa ajuda profissional, pois com certeza se você o fizer, vai mudar para melhor o seu comportamento nestes quesitos mencionados.


Assertividade é uma palavra que poucos conhecem.

Embora alguns a associem com agressividade, isso não é verdade.

Assertividade está ligada à palavra asserção, que segundo o Dicionário Aurélio, quer dizer:



1. Afirmação, asseveração.


2. Alegação, argumento.


Hoje, no mundo dos negócios, os profissionais devem ser assertivos, inclusive na entrevista para seleção de pessoal, pois não bastam ter competência técnica, as empresas desejam pessoas talentosas.

A assertividade facilita a demonstração de suas competências, interesses e habilidades.

Entretanto, não se preocupe, pois existem vários cursos sobre o assunto.

Se você não nasceu dotado de um grau de assertividade positivo, é possível aprender; aliás, tudo na vida é questão de aperfeiçoamento.

Você também não precisa ser um líder ou, necessariamente, autoritário para isso; contudo, deve acreditar em suas verdades, principalmente em uma negociação, onde deve ocorrer sempre o ganha-ganha.


Toda pessoa assertiva tem uma auto-estima positiva e procura, sempre, se auto-avaliar para modificar padrões de pensamentos e valores pessoais.

São pessoas capazes de expressar suas idéias, opiniões e sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem, porém, violar os direitos dos demais, é pessoas que conseguem se comunicar sem ansiedade e constrangimento.

Ao ser assertivo com o seu interlocutor, você está afirmando o seu “Eu”, por isso a assertividade está ligada a pessoas que têm auto-estima positiva e sabem fazer o seu Marketing Pessoal e/ou Profissional, porém, sem arrogância ou agressividade.

São pessoas autoconfiantes, independentes e que sabem o que querem. Acreditam em sua capacidade de agir e gerar resultados eficientes para todos os envolvidos em seu ambiente.

Algumas pessoas não utilizam a assertividade em sua comunicação porque pensam que, afirmando os seus desejos e intenções, podem ser rejeitados.


Se você se vê assim, precisa transformar a sua auto-estima de negativa ou baixa para uma auto-estima equilibrada; lembre-se que sempre é possível mudar crenças e valores.

Tenha em mente que a assertividade pode caminhar com a cooperação; como exemplo, você não precisa depreciar ou menosprezar o outro em uma negociação.

Ser assertivo é ser também, empático.

O assertivo de verdade combina alta capacidade assertiva com equilibrada agressividade, construindo, assim, relações positivas, pois gera maior credibilidade com todos da equipe.

Não é necessário e nem se deve invadir o espaço do outro para ser assertivo. Você favorece seus contatos sociais quando a outra pessoa percebe que você a respeita, mesmo tendo opiniões diferentes daquelas expressadas por ela.

Um ponto importante a relevar é que todo profissional assertivo é comprometido com suas metas e escolhas, por isso aumenta suas chances de crescer em sua carreira.

Sabe conduzir relações interpessoais de forma positiva, não somatizando doenças, engolindo os famosos “sapos”.


Um forte abraço


Osmar Teixeira Jr



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